Aston Martin DB1
Aston Martin DB2
Aston Martin DB2
Aston Martin DB2
Aston Martin DB4
Aston Martin DB4 GT
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DB5
Aston Martin DBR 1
Aston Martin DB6
Aston Martin DBS
Aston Martin DB7
Aston Martin DB9
Aston Martin DBR9
Aston Martin DBS
Aston Martin DB10
Aston Martin DB10
Aston Martin DB10
Aston Martin DB10
Aston Martin DB10
Aston Martin DB11
Aston Martin DB11
Aston Martin DB11 Volante
Aston Martin DB11
“Os diamantes são eternos”: 70 anos dos Aston Martin DB

Todos reconhecem o Aston Martin DB5 como o carro de James Bond. Ele surgiu em 1964 no filme "Goldfinger" com o agente 007 ao volante (então Sean Connery) e regressou aos ecrãs noutros filmes da saga. Mas poucos sabem que o primeiro DB surgiu há 70 anos e a sigla são as iniciais de David Brown, que adquiriu a marca fundada por Lionel Martin e Robert Bamford em 1947.

No ano seguinte, a Aston Martin apresentou o modelo que depois passou a ser conhecido como DB1 para o distinguir do DB2 apresentado em 1949, tendo sido desenvolvido e produzido na antiga fábrica de Newport Pagnell. 

Seguiram-se cinco gerações do DB4, incluindo o DB4 GT, que deu lugar ao icónico DB5 que foi protagonista em "Goldfinger", o terceiro filme da saga 007. Mas, dois anos depois de se ter passeado pelo grande ecrã, passou à reforma para dar lugar ao DB6 com uma carroçaria mais volumosa e um motor mais potente.

Em 1967, William Towns alterou profundamente a imagem dos Aston Martin com o DBS, que em 1969 passou a contar com um motor V8. Mas o DB6 continuou a ser produzido até 1970, sendo claramente o mais popular dos desportivos de Newport Pagnell.

O final da produção do DB6 parecia o fim da sigla DB, mas ao fim de 23 anos a Aston Martin surpreendeu os seus clientes mais fiéis com a apresentação do DB7 em 1994, num período em que a Ford Motor Co. assumiu o controlo da empresa e, por isso, o DB7 tinha muito a ver com o Jaguar XK.

A Ford deixou a Aston Martin em 2007, e dois anos depois a marca saiu do quartel-general de Newport Pagnell para se instalar em Gaydon, onde veio a ser produzido o DB9 lançado em 2009, bem como o novo DBS que marcou o regresso da parceria com a produção dos filmes de James Bond.

Nasceu assim o protótipo DB10 que foi utilizado em "Spectre", o último filme da saga, para além de dar origem ao DB11 (vídeo abaixo) lançado em 2016. Como curiosidade, refira-se que o DB1 de 1947 contava com um motor 2.0 litros com quatro cilindros e 90 cv e o actual DB1 pode contar com um 5.2 V12 com 608 cv ou um 4.0 V8 com 510 cv, fornecido pela AMG. 

Em destaque